Arquétipo: descubra o que é!

Você sabe o que são os arquétipos da Jornada Pessoal e como eles podem ajudar sua vida?

Arquétipo no significado do dicionário quer dizer modelo original ou modelo primitivo. O psicólogo e estudioso da mente humana, Carl Jung foi um dos principais contribuidores para o conceito de arquétipo e de inconsciente coletivo, sendo portanto, um importante personagem para este texto e para cada indivíduo entender seu papel na vida de uma forma geral.


Arquétipos da Jornada Pessoal

Os arquétipos são construções psíquicas que habitam nosso inconsciente de forma coletiva, ou seja, é como se fosse uma herança que recebemos desde o dia em que chegamos ao mundo. São como marcas de personalidade em que figuras como a sombra, a figura do pai, da mãe ou do herói se destacam, e acabam por determinar também o nosso comportamento e nossas atitudes.


Mas como padrões que não conhecemos são compartilhados entre nós?

O inconsciente coletivo faz referência a uma camada profunda da psique, inconsciente, que cada geração compartilha como um todo, sem importar a sua cultura. É nesse inconsciente que estão nossos sonhos e pesadelos, construídos com base em uma mesma simbologia, nas mesmas figuras e mitos que todos os humanos têm e tiveram em comum ao longo da história.


As imagens arquetípicas são, portanto, universais e podem ser percebidas nas expressões culturais de diferentes sociedades, seja na fala, no comportamento ou nos ideais, interferindo em nossas ações sem ao mesmo darmos conta.


Alguns terapeutas, psicólogos e psicanalistas utilizam os arquétipos junguianos para decifrar conflito interno entre o inconsciente e o consciente na mente do paciente.


Dessa forma, interpretar seus arquétipos pode ajudar você a entender mais sobre você mesmo.


Interpretando os arquétipos

Embora existam muitos diferentes arquétipos, Jung definiu os principais que simbolizam as motivações humanas básicas. Cada tipo tem seu próprio conjunto de valores, significados e traços de personalidade. Todos nós possuímos vários arquétipos, que nos ajudam a formar e construir nossa personalidade.


Os arquétipos são herdados geneticamente dos ancestrais de um grupo de civilização, etnia ou povos.


É importante destacar que podem se manifestar nas crenças religiosas, mitológicas ou no comportamento inconsciente do indivíduo.


Segundo Jung, os arquétipos estão presentes na vida do homem desde os tempos mais remotos, e não mudaram até hoje. Constituem o inconsciente coletivo, e são um pouco difíceis de entender por não serem concretos.


Conhecer seus arquétipos pode ser benéfico para entender seu eu interior e desmistificar comportamentos e motivações.


Os principais arquétipos de Jung são: Animus, Anima, Mãe, Pai, Pessoa, Sombra, Herói, Sábio, Trapaceiro.


Quer entender mais sobre seus arquétipos e o Mapa da sua Jornada Pessoal?

Agende sua sessão grátis e experencie essa sensação de entender mais sobre você mesmo!

0 visualização

Contato

Travessa Alice Pedroso Coelho, 133

Cotia - SP

E-mail: olenevilela@gmail.com

Tel: 11 96613-1780

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
Deixe  seus  dados  abaixo: 
Entraremos em contato!

© 2020 by Arquétipos da Jornada Pessoal. Todos os direitos reservados.